Ricardo González Rodríguez

Ser escritor es un privilegio de pocos...

Textos

O Guerreiro...Parte 29.
Tudo na fazenda era uma grande alegria nesse momento e Eu só não entendia o por quê de nossa presença nesse lugar?
De repente uma aeronave maior desce e um homem que me era muito caro e conhecido sai do avião e...Surpresso exclamei!!!!
- Meu grande amigo Carlos Gaona!!!!
Meu colega e amigo do colégio Salesiano.
Bom, talvez agora este encontro tivesse um motivo de ser.
A presença de Carlos sempre nos momentos cruciais da minha vida e sempre foi uma bença!!!!
Ele sempre aparecia nos momento de dificultade e dos problemas para tentar resolvé-los e agora sua presença me intrigava muito mais e esse encontro não era por acaso e tinha uma razão de ser...
A pesar que aquilo era típico dele...Essas armações.
Ele foi cumprimentando a todos.
E quando me viu se encaminhou até onde estava e foi me abraçando efusivamente como era seu estilo.
Depois dos cumprimentos de praxe me levou até o escritório para conversarmos.
Estava tão familirizado com o local que agia como se fosse o dono
do pedaço e ele percebendoque havia reparado nas suas atitudes.
Olhou para mim e disse...
- Fica tranquilo!!!! Esta fazenda e do meu avô e aqui estamos seguros.
E já foi emendando.
- Amigo, você sabe que sou sincero e claro nas minhas coisas.
Se iniciou uma caçada contra ti e o governo quer a tua cabeça.
Ficaram sabendo que você esteve em Corrientes e estão falando que as organizacões terroristas estão baixo teu comando e eles estão querendo você fora de ação...
Eu só atinei a perguntar.
Por quê você está me contando tudo isso?
- Simples porque só teu amigo...Caralho!!!!
Isso era escandalosamente estudado e que era típico das suas ações, ele falou assim e sinceramente ofendido.
Essas explosões eram caracteristicas da personalidade do meu amigo e continuou a explicarme o que estava acontencendo na capital do país.
- Você está sendo apresentado como uns dos líderes do movimento subversivo, revolucionário das Américas.
Um novo Che Guevara.
Olhei para ele e falei...
- Do jeito que está minha vida toda bagunçada.
Isso era demais e amigo não posso levar a sério o que você me está contando é a maior piada do mundo.
Eu não estou conseguindo tomar conta da minha vida e como seria possivel dar conta de uma organização subversiva e cheguei a pensar que os membros do governo piraram.
Carlos olhou para mim falando...
-Isso o meu amigo o de menos!!!
E voltou a fazer uma pausa e falou...
- Julian eles colocarão você no topo, manchetes só falando de ti.
O homem charmoso e bonito que transgride a lei.
O homem de famila tradicional na clandestinidade.
O homem universitário que abandona o curso de medicina no quarto ano para se tornar um guerrilheiro.
Os jornais, a TV, radio...Noticiam tudo sobre tua vida.
E todas as mulheres fascinadas pelo heroi bandido!!!!
Porque é do romance e da aventura que elas gostam.
Você virou o Rodolfo Valentino, o Dom Juan de Marco, o Robim Hood...
Ele foi falando e falando e estava pasmo com tudo.
- Bom amigo!!!
Deixemos de lado a fantasia e vamos aos fatos.
Estamos preocupados contigo e para tua informação fomos convocados pelo governo e fomos questionados em relação a ti.
Perguntaram tudo e nós teus colegas tiramos de letra.
Questionaram como você era?
No colégio e em casa?
Nós pediram o teu perfil!!!
Todos falaram que você era um líder nato e que empolgava a galera.
Que tudo aquilo que você falava por mais besta que fosse todos te ouviam e que isso era próprio de ti e que nunca foi forçado.
Eu estava pasmo porque não podia acreditar que aquilo tenha ido tão longe.
Ouvindo tudo eu só atinei a falar...Qué loucura meu Deus!!!!
Carlos, isso não é possível, a minha familia fugiu porque meu pai era contra o governo Strossner e Eu na faculdade tinha um pequeno envolvimento, mas nada importante e sempre conseguí entrar no país sem problema.
Carlos diz...
O governo já estava te vigiando e como não tinham provas não fizeram nada contra ti, mas após a fuga da tua familia as provas apareceram. Então eles começaram a caça!!!!
Ademais pesa contra ti a tua presença em estos dias em Corrientes em companhia de tua namorada.
Que sabidamente para a policia secreta do país, ela também é uma das mais procuradas guerrilheiras.
O grupo de exterminio "EL CÓNDOR" está atrás dela há muito tempo.
Os garotos falaram muito bem de ti.
A pesar de que o mais medroso como sempre foi Francisco...
Falou que que as vezes você tinha um comportamento meio esquisito e que isto lhe incomodava, mas que isso era normal em ti porque formava parte de tua personalidade.
Eduardo estava acompanhado pelo bispo de Assunção e como ele estava as ordens do bispo...O bispo achou por bem ir com o seu discipulo e assim sendo como uma maneira de proteção também...
Fizemos uma pausa antes de continuar com o depoimento do Eduardo.
Eu falei..
- Quem diria Eduardo um sacerdote porque a surpressa estava presente e  ningém poderia tirar de nós a ideia de que ele foi conhecido na nossa época juvenil como rei dos bordeis e das putas.
Ele falou que você era um Santo e que não acreditava que isso fosse verdade...
Jorge com sua lábia bem aguçada pelo fato de estudar direito se manifestava muito surpesso com tuas atitudes e que a pesar de tua grande liderança com os estudantes sempre fuiste partidário de mudar as diferenças sociais e políticas do pais através do dialogo.
Ubaldo Dias de Vivar, cadete do colégio militar foi bem comedido em relação a ti...Ele disse que você sempre foi um líder e que quando prestamos o serviço militar, você se havia destacado com o grado de segundo tenente e com a maior honraria a Cruz do Marechal Francisco Solano López.
E que todos esses atributos e qualidades estavam sendo desperdiçados com tu loucura...Ele estava fazendo media com os seus...Os militares!!!
A medida que Carlos me contava essas coisas não pude deixar de sorrir, pois meu amigo Ubaldo e com seu grande cinismo estava me defendendo e sacaneando a instituição do governo.
Não tinha dúvidas que ele chegaria ao grado máximo, ser General do Exercito...
Fernando que era de pouco falar, naquele día foi veemente na tua defesa.
Disse que você sempre foi um grande amigo e muito melhor nas horas dificieis.
Que você sempre estava disposto a ajudar a todos e que tinha por ti uma grande admiração e respeito.
Os inquisidores e todos os que estávamos na sala olhamos para ele e sentimos um medo por ele que estava expressando su admiração por ti...
Mas graças a Deus entenderam que ali havia uma grande admiração e respeito.
E principalmente uma grande valorização a amizade!!!
Nosso jornalista era uns dos colunistas e articulador do "Guerrero"...
Olhei com surpressa para Carlos e ele falou...
Pedro é o historiador de tua história e é ele que recheia a tua vida de bandolero com romance.
Ele está se beneficiando com isso e está criando uma lenda em relação a você.
Carlos ficou em silencio e Eu estava aterrado e estremecido.
Me havia tornado uma coisa que não era e isto complicaria minha vida ainda mais...
Me havia tornado o alvo principal da operação Cóndor!!!!
Esperava que isto não viesse a tona na midia do Brasil.
Pois assim poderia rescontruir minha vida com tranquilidade.
Depois que me recuperei do turbiilhão e da tormenta...Perguntei para meu amigo e você não falou nada?
Ele respondeu...
- As melhores coisas meu amigo.
Disse que frequentava tua casa e que tua familia era maravilhosa e que sempre te invejei por isso.
Porque nunca conheci meu pai e nunca tive uma familia completa e que quando queria colo procurava a tua familia.
Julian ninguém falou nada que te comprometesse...
Os depoimentos foram de amigos que te admiram e que te amam muito. Me senti por um momento distante e misturando varias emoões e sensações.
Senti que Carlos estava esperando por alguma coisa e sabia que todos tinham por mim um aprecio muito especial.
Eu não poderia esperar outra coisa de Vocês!!!!
E agora como você soube de mim?






Ricardo Sol
Enviado por Ricardo Sol em 30/11/2020
Alterado em 27/12/2021
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras