Ricardo González Rodríguez

Ser escritor es un privilegio de pocos...

Textos

O Guereiro...A Ditadura. Parte 23.
A ditadura é o pior malefício que pode acontecer ao ser humano.
Ele denigra e macula e minha vida muda depois do meu fracasso no vestibular.
Desorientado e fracassado me sinto perdido, magoado comigo e com meu país. Culpo meu país pelo meu fracsasso e tentando assim me safar do problema...MINHA CULPA!!!
Isto é própro do ser humano que as vezes não consegue assimilar seus erros, mas recuperei minha auto estima e parti para Argentina que me dava a oportunidade de me redemir e buscar meu sonho.
A minha impôtencia com meu fracasso e minha fraqueza foi tão angustiante que levei um tempo para me recuperar...
Já na Argentina especificamente em Corrientes em um estado da federação da Argentina encontrei paz e tranquilidade.
As aulas eram gostosas e cautivantes. Prenchia com alegria minha vida.
Talvez porque sempre quiz ser médico.
A Argentina me havia recebido de braços abertos e que passava por problemas gravíssimos como outros países da região como Chile, Uruguai e meu próprio país.
Que viviam baixo a sombra tenebrosa da ditadura e também dos grupos terroristas que asolavam a região.
Esta guerra suja e no declarada havia mudado o comportamento da população.
O medo e a desconfiança eram a rutina que marcava o povo.
Muitos estudantes formavam parte dessas organizações e o desmando partia dos dois lados.
Muitas vezes as noticias que chegavam eram aterradoras e milhares de pessoas sumindo, torturados e mortos...
Em Paraguai o General Alfredo Strossner se fortalecia com o terror praticado pelos algozes do ditador.
Ninguém estava seguro na América do Sur e os cavalheiros do apocalipse haviam tomado conta das vidas miseráveis que já haviam perdido  a coragem de enfrentar a estes carnificinas.
A impotência era tão grande que mesmo querendo fazer alguma coisa...Sozinho não conseguiria nada!!!
Meus amigos tão impotentes quanto Eu e só tentavam me animar, mas o desanimo era a prova viva de nosso desalento. De todo o povo!!! E não era cobardia!!!!
Não conseguiamos enxergar uma solução a curto prazo.
Strossner havia criado uma força militar nos molde e parecido com SS do exercito alemão e utiliza o mesmos recursos empregado por essa força para acabar com qualquer resistência que se podia pretender. Todos vigiavam a todo mundo.
Os jornais, aqueles que continuavam ainda abertos noticiavam o sumiço de pessoas. Era desesperador a falta de noticias de essas pessoas para seus familiares.
O terror se havia posicionado da vida dos cidadãos.
Em julho retornei para meu país para umas curtas férias e me deparei com uma mudança ainda maior.
Nos encontramos novamente e nossas vidas haviam tomado rumos diferentes.
Eduardo estava no seminário e isto para mim era uma surpressa, pois nunca inaginei que meu amigo devasso (conhecido como o rei dos bordeis) entrasse para vida religiosa e imaginava que ele seria um bom sacerdote já que havia experimentado todos os vícios que o ser humano se podia permitir.
Pedro na faculdade de jornalismo isso já esperava e não me surprendi.
Jorge fazendo direito e seria um grande advogado.
Assim como também Fernando, mas ele muito mais direccionado para carreira política porque sua familia já trilhava por esse caminho.
Carlos nosso rico fazendeiro desde o berço com a vida feita.
Ubaldo na academia militar e esse chegaria a general comandante do exercito.
Francisco na faculdade de medicina no Rio de Janeiro...Quem diria!!!!
Nos encontramos no clube e no almoço de domingo como era costume em nossos tempos de juventude. Ainda éramos jovenes!!!!
Lembramos de nossa  vida escolar, do rumo de nossas vidas, das mulheres, da política e do destino do país.
Nunca poderia me esquecer desse encontro porque os anos de inocência se estavam indo e para nunca mais voltar.
A fase adulta estava chegando e as mudanças seriam bem radicais.
Na volta a Corrientes a minha rotina continuou como sempre...Sem novidades!!!
Estudando e vivendo momentos felizes com mimha namorada.
Na política mais comprometido e atuante.
Os riscos eram maiores, mas estava conciênte econvicto.
Acreditava que poderia mudar a vida das pessoas.
Mas alguma coisa não estava legal!!!!
Varias operações que haviamosplanejado foram descorbertos e muitos camaradas foram presos ou mortos.
Eu também fui detido pela policia federal para averiguações e comecei a tomar as precauçoes necessárias para não ser suprendido pelas forças de repressão.
Em dezembro fui detido pelas forças policiais que perteneciam ao grupo de exteminio... "El cóndor" e graças a varias testemunhas que estavam no aeroporto foram meu salvo conduto para recuperar a minha liberdade.
Depois de várias horas de interogatório e algumas torturas física e psíquicas a qual fui sometido...Fui surpressivamente lebertado.
Tiveram cuidado de não deixar nenhuma marca no meu corpo e os rostrros dos meus torturadores gravados na minha memória e em algum momento tería a minha revanche porque eu não esquecia ofensas...






Ricardo Sol
Enviado por Ricardo Sol em 29/11/2020
Alterado em 27/12/2021
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras