Ricardo González Rodríguez

Ser escritor es un privilegio de pocos...

Textos

O Guerreiro...Parte 20.
Dias depois de está conversa retornei a questioná-lo sobre seu público leitor e também porque estava curiosa.
E ousei perguntar...Você não se cansa  de atendé-los?
Me respondeu em forte e  bom tom...
"E ele que compra meus livros e eu escrevo para eles e quando adquirem minha obra começam a formar parte do meu circulo familiar...Eu os incorporo". E não atendé-los seria um grande desrespeito e toda vez que apresento um livro espero ansioso que eles compareçam.
Neste processo do livro todos são importantes: A editora, o editor, a publicidade, a midia e a critica...
Mas para mim principalmente o leitor. Porque será ele que marcará a diferenca do sucesso ou do fracasso. Reafirmo que se o leitor não comprar a obra. Poderemos ter as máquinas de publicidade mais poderosas do mundo, mas sem o leitor nada sera feito e o leitor que faz que um escritor tenha sucesso.
As criticas poderam ser crueis, mas quem desequilbra a balança é o público leitor.
Porque se a interação do escritor e o público acontecer...O sucesso está garantido!!!!
Eu sou um escritor mediano e não me posso considerar excepcional, pois meu sucesso é regional.
Mas estou satisfeito de haver conseguido sucesso em um país onde a leitura não é o vehículo mais importante de divertimento e por sinal de crescimento intelectual.
Quando a leitura se faça por prazer e não por obrigação poderemos pensar em um país mais culto e soberano nas suas manifestações.
E não induzí-los a acreditar em coisas que não tem sentido e coerência.
Após aquela conversa comecei a entender melhor o que ele queria fazer.
Me havia contratado para poder escrever suas memórias e tentei ser para ele a ouvinte e a escriva que estava procurando para contar sua história.
Ser a mais objetiva possível!!!!
Mas a tarefa seria dificil.
Com um cara de esses teria que ter muito equilibrio, paciencia e muita calma.
Ele era fascinante, charmoso e suas histórias e lembranças também.
Da maneira que ele ia contando as coisas...Eu não poderia ficar insenta da emoção que ele transmitia.
Suas vivencias eram forte emoções e que você queria haverlas compartilhado!!!!
As palavras que ele pronunciava eram como música aos ouvidos.
Era gostoso ouví-lo!!!!
Tinha a voz melodiosa e macia e ao mesmo tempo varonil!!!!
Naquela noite encantada pela história  que me havia contado e sabendo que na biblioteca tinha um Cd com seus poemas e não resistindo ao encantamento...Ouví os poemas que me encantaram pela simplicidade e pela força das palavras e esses poemas me transportaram ao paraíso.
Ao outro dia quando ele voltou a falar o meu amor por ele era maior!!!!
Me havia apaixonado como uma garotinha inconsequente e imatura.
Mas ninguém manda no coração.
E as coisas acontecem...
Ele não poderia saber.
Se não meu trabalho estaria comprometido.
Esse encantamento que ele despertara não havia atingido só a mim. Éramos muitas mais as que estávamos fascinados pelo encantamento que dele emanava e acho que ninguém estava isento...
Isso acontecia frequentemente com as pessoas que o conheciam.
Resisti a meu amor por ele, pois sua história me dariam mais detalhes da sua vida.
Da vida deste sonhador e ele realmente era um romántico e nunca um romántico chato e meloso. Ele era na medida certa.
Era um homem que sabia colocar as palavras de uma maneira doce e agradável.
A cada dia e cada momento descobria algo novo e agora o descobri como pai.
Não como meu pai e sim como o pai de suas filhas e para mim a presença delas foi uma surpresa inesperada.
Carinhoso, doce,  amoroso e gentil.
Fiquei sabendo que as filhas moravam com a irmã a Nancy que fazia as vezes da mãe desde a morte da esposa de Julian e de comum acordo com elas...das filhas!!!!
Da Luna e Sol que decidiram morar com a tia, mas com a conclusão do ensino fundamental II estavam voltando para completar o ensino medio em São Paulo.
O pai carinhoso e atento que elas tinham...Dava inveja!!!
Ele se doava de tal forma que as meninas se sentiam protegidas e principalmente amadas.
Nesses dias não tivemos relatos da sua vida.
Ele sumiu com as filhas e era Mac e Shoppins e todos os dias voltavam carregadas de sacolas.
Julian feliz como nunca!!!!
Eu também fui convidada a acompanhá-los e decidi não ir, pois as meninas queriam o pai totalmente para elas.
Abraçavam o pai com um misto de posse e amor.
Aí não tinha para ninguém!!!!
Elas eram absolutas!!!!
Aproveitei para viajar.
Comuniquei para ele e me recolhi na ninha cidade para recarregar forças para continuar com meu trabalho.
Retornei depois de quinze dias e as meninas haviam ido para casa de praia que Julian havia comprado após umas férias, em Piruibe e essa casa foi comprada quando as meninas se apaixonaram pela casa e pelo lugar.
E como ele não negava nada para suas ilhas o presente foi feito.
Quando retornamos a nosso relato era a vez de falar da esposa...
Comecou a falar da gravidez da esposa e da dificuldade pelo que passaram para levar até o final a gravidez da Luna e pelo que notei a emoção das lembranças estavam mais vivas do que nunca.
- Você viu Marcela...A Luna está uma mulher e tanto!!!
- Eu respondí: Julian ela tem treze anos.
Sei que ela será uma bela mulher e tão bela como a mãe.
Eu senti o calor subir pelo meu corpo e esse calor poderia interpretar-se como "um ciuminho" e isso fez que perdesse a compostura e meu equilíbrio porque nunca antes havia tocado o nome dela.
Me havia pegado de surpresa.
Meu ciume as canalizei para outros pensamentos.
As meninas demostraram tanto carinho pelo pai e era muito bonito
vê-los e apreciá-los...
Ao iniciar as aulas ele fazia questão de levar e trazer as filhas do colégio.
De vez em quando era requisitado para dar palestras para alunos e pais e ele se doava com prazer.
Atendia também entidade sociais e assim como também o resgate do patrimônio público e da cultura do município.
Esse depoimento sincero do escritor me deu o perfil exato do homem e do ser humano que era Julian....






Ricardo Sol
Enviado por Ricardo Sol em 28/11/2020
Alterado em 06/05/2024
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras