Ricardo González Rodríguez

Ser escritor es un privilegio de pocos...

Textos

O Guereiro...Parte 17.
Os pregos que me seguraram a ela...
Foram os sofrimentos que ela teve que passar.
De uma vida de fartura a uma vida de penúrias e angustias.
Isto me machucava tanto que minha impotência me deixava transtornado e quase louco.
Eu fiz de tudo para resgatar a honra da minha familia...
Contrabandei e trabalhei no mato tirando madeira.
Atiraram em mim, em meu pai e meu irmão.
Enfrentei bandidos e policiais.
As vezes me confundia porque em determinado momento já não sabiamos quem era quem?
Algo paradoxal!!!!
Uma loucura total e isto em decorrência do contrabando da madeira nobre e que eram retiradas da selva virgem para ser comercializadas com as serrarias do Brasil que pagavam os melhores preços.
Tudo isto a risco de nossas próprias vidas!!!!
Para fugir das forças policiais entrávamos em território brasileiro por que entrar em território brasileiro também não era seguro... Também era um perigo...Em nosso encalço os federais do Brasil e se fossemos pegos seriamos deportados para nosso país.
Então nossos algozes cumpririam a ordem que foi dada pelos ditadores supremos e carrascos que dominavam os países em questão (Argentina, Chile, Paraguay e Brasil em menor escala) e que formavam parte da operação Cóndor e que tinham como missão eliminar, sumir e exterminar com os rebeldes e sem deixar rastros.
Perseguidos pela policia brasileira, pelos federais, pela policia do Paraguai em fim por todos....Comseguimos sobreviver!!!!
Para nós era fácil fugir para o país vezinho, pois o Brasil com maior infraestrutura possuia as melhores estradas e a maioria com asfalto que facilitavam a fuga e ajudavam tmbém kilómetros de fronteira seca que eram quase imposível de controlar e vigiar.
Essas estradas com asfalto nos ajudavam a fazer o trabalho com maior rapides e limpeza...
Mas também correndo mais riscos.
Vivemos essa vida por dos anos... Até que minha mãe nos despertou e acordou para a realidade.
Aquilo que estávamos fazendo nos estava denegrindo e estávamos perdendo a nossa essência.
Estávamos perdendo a nossa bondade e dignidade.
Estávamos virando bandidos.
E ela nos lembrou e falando com uma veemência inusitada e que jamais pensei que ela fosse capas de sentir.
E que nos fez acordar novamente para a vida.
Essa coragem demostrada pela minha mãe naquele momento me marcou para sempre.
Melhor a levarei comigo sempre.
Foi algo tão significativo e que sempre me lembro das suas palavras e que ela pronunciou naquele dia..." Não paguei os melhores colégios para vocês virem a fazer está vida...Acordem vamos recuperar a nossa diginidade, a nossa auto estima e a nossa honra"...Nós somos os Martínez!!!!!



Ricardo Sol
Enviado por Ricardo Sol em 27/11/2020
Alterado em 27/12/2021
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras