Ricardo González Rodríguez

Ser escritor es un privilegio de pocos...

Textos

O Guerreiro...A historia parte 5.
Ele nasceu em Concepção -Paraguai em primeiro de julho de 1953 numa cidade portuária banhada pelo rio Paraguai que era o último reduto antes dos montes, da floresta...
O último povoado antes de adentrar-se na selva que naqueles dias estava sendo desbravada pelos fazendeiros naquelas terras que mais tarde formariam as pastagens verdes das futuras fazendas que se tornariam ícones daquela região.
Grandes quantidades de madeira nobre: Mogno, peroba, cedro eram retiradas para dar passo ao progresso.
Estes produtos tão cobiçados seriam comercializados com as grandes serrarias que se haviam instalado nas redondezas da cidade, perto do porto facilitando assim a sua evacuação e comercialização com a capital Assunção e Buenos Aires e posteriormente de ai para Europa...
Seu pai  era um dos funcionários dessas serrarias e exercia o cargo de contador da firma e em pouco tempo pela sua competencia ganhou a confiança do gerente comercial da firma e assim como também de um dos donos da firma Walter Wolfan que mais tarde teria um papel fundamental na vida dos Martínez.
A firma se expandia e cada dia cobrava uma importancia maior na região
e começava a estender-se para a capital e para o exterior.
A serraria foram o inicio dos grandes armazenes e das fazendas que foram fortalecidas pelas plantações...Os grãos iam madurando e sendo colhidos.
Não era mais só a madeira a riqueza a ser explorada...Estavam partindo para a lavoura.
Que mais tarde seriam colhidos e comercializados.
Estes cultivos começavam a formar parte do patrimônio da firma "Rudolf Weisman".
Ele relatava tudo isso em nossas longas conversas que tinha nas suas lembranças.
Recordações vivas desde seus cinco anos de idade.
Contou-me que depois do seu casamento havia retornado para sua cidade e que se lembrava de tudo, só um pouco triste porque constatou que a cidade parou no tempo.
Em suas lembranças havia ficado a imagem da esposa encantada com a cidade, com o clima da região e que seria benéfica para ela, para sua saúde.
Esse era um dos motivos da escolha para morar nesse lugar afastado,mas belo, fascinante e misterioso que a encantou...
Em nenhum momento ele mencionou o nome da amada e isto me deixo intrigada...
A pesar de encantados com o lugar não ficaram porque procuraram um lugar com maiores recursos.
Assim eles foram morar na faixa de fronteira, na zona do Alto Amanbai e Mato Grosso do Sul entre as duas cidades gêmeas de Pedro Juan Caballero no Paraguai e Ponta Porã no Brasil.
Com aquela revelação...Eu fiquei chocada, mas ainda, não me atrevia a perguntar...
Voltando um pouco no tempo em 1959 seu pai a convite de Water Wolfan se transalada para a capital Assunção e envaidecido pelo convite e contrariando a esposa vai atrás de novos horizontes e da concretização dos seus sonhos e essa decisão fez que Julian chagasse onde chegou...
A selva não era o futuro... O futuro estava na capital do país.
A promessa do reencontro só acontece um ano depois e as crianças já quase não se lembravam do rosto do pai.
A separação foi dolorosa.
Um ano se passaram até que finalmente as passsagens chegaram e embarcaram para a grande Assunção assustados, confusos, mas alegres e felizes pelo reencontro que estava por acontecer...
Chegaram numa noite calurosa do mês de janeiro e o pai Roberto ansioso esperando no cais pela familia que á tanto tempo não via, a esposa, a tão amada Maria Soledad.
Roberto nunca na vida poderia imaginar como sentiria a sua falta, o calor do seu corpo, os beijos e as loucuras de amor que faziam no quarto. As noites de paixão e as inesquecíveis noites de amor!!!
E as crianças Julian, Nancy e Juan Carlos...
Um ponto no horizonte o barco mercante estava chegando.
Á pouco tempo mais estaria ancorando no porto de Nossa Senhora Santa María da Assunção...Finalmente haviam chegado.
Maria Soledad ansiosa procurando por ele, as crianças grudadas a sua saia... De repente seus olhos se encontram queriam voar um ao encontro do outro. tudo era dito comos olhos, mas deveriam segurar seus desejos.
Teriam toda a vida para isso e pensaram que nunca mais se separariam e assim foi...
Os beijos eram interminaveis, as crianças nao entendiam nada, mas estavam felizes!!!!
Depois dessas recordações...Ele fez uma pausa e logo emendou um comentário...
-Sabe do que me lembro, das luzes, era de noite, saímos do porto e atrevessamos toda a cidade e fomos direto para nossa casa.
A ceia estava pronta.
Meu pai havia pensado em tudo, a casa era pequena, mais muito aconchegante...
Uma senhora estava a nossa espera e quando chegamos o meu pai fala com ela e ela logo se retira.
Meu pai passa a mostramos a casa,os quartos, o banheiro e eu me lembrava de tudo, para mim tudo era fantástico!!!!
Assim chegamos a Assunção e depois de unos dias tudo se nornalizou...

Ricardo Sol
Enviado por Ricardo Sol em 25/11/2020
Alterado em 27/12/2021
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras